Depois dos filhos, acabou o romantismo na sua vida?

romantismo no casamento

Depois dos filhos: o romantismo no casamento acabou?

Às vezes, depois dos filhos, parece que o romantismo dá uma esfriada, né? E com isso, nosso próprio desejo também pode diminuir. Mas, aqui não falamos apenas do relacionamento com nossos parceiros, e sim de como nos sentimos conosco mesmas. Já parou para pensar como o romantismo pode ser essencial para reacender o nosso desejo? Ele vai além de apenas sentir-se amada; é sobre criar aquela atmosfera especial que desperta nosso desejo, que, para nós, mulheres, muitas vezes parte por um contexto de sedução. (Por isso que temos mais desejo quando nos sentimos bonitas ou ainda no início do relacionamento, quando tudo ainda é jogo de sedução).

Lembranças do início do relacionamento

Lembra quando o coração batia mais forte no início do relacionamento? Quando ele te buscava para sair, aquelas surpresas e carinhos inesperados… todas essas pequenas coisas alimentavam o romance e, consequentemente, nosso desejo! Não vamos entrar nas 5 linguagens do amor por agora (embora eu recomende muito esse livro se você não leu), porque quero focar no romantismo. Isso é diferente de apenas se sentir amada.

Muitas vezes, um casal pode se sentir amado, mas o romance pode estar em falta.

O romantismo torna a intimidade mais “gostosa” e ativa o desejo, especialmente o feminino. Interessante, não é?

Dicas para reacender o romantismo no casamento

Então, vamos às dicas para trazer o romantismo de volta à sua relação:

Trazer de volta “coisas de namoro”: Que tal trazer de volta aquelas coisas do namoro? Que ele volte a te buscar, planejem passeios, escrevam cartas de amor ou ofereçam presentinhos sem motivo especial. Um café na cama também é uma ótima ideia (já pode começar a mandar ideias para ele 😉). Atenção: para que reative o desejo que existia lá no início do namoro, procure trazer de volta ações que de fato te encantavam na época do namoro! Assim, suas memórias afetivas vão potencializar o resultado. Deu para entender?

Revisitar os Primeiros Momentos: Reservem um tempo para olhar fotos do começo ou apenas lembrar de como tudo começou. Esses momentos de nostalgia podem reacender emoções adormecidas.

Novidades e aventuras a dois

Experimentem novidades juntos: Que tal aprender algo novo e divertido? Aulas de dança ou culinária para voltar a se relacionar como duas pessoas se descobrindo. Neste caso, é interessante optar por atividades que nem um nem o outro tenha pré-habilidades ou experiência, para que não haja competição!

Piqueniques e Playlist de Memórias: Um piquenique no parque ou no quintal pode ser uma maneira simples e ótima para conversas fora da rotina. Façam uma playlist com músicas que marcaram a história de vocês e deixem a nostalgia criar aquele clima especial!

Lembre-se, esses momentos são para deixar o cotidiano de lado. Pense no início do namoro, façam esses momentos serem como no começo! E se precisar de um empurrãozinho, a terapia pode ser uma aliada para encontrar o caminho de volta ao romantismo no casamento que você deseja. Estou aqui para o que você precisar!

Quem é Fanny Clair?

Sou Fanny Clair, francesa vivendo no Brasil desde 2014. Casada e mãe de dois filhos pequenos, sou psicanalista especializada nas questões femininas e sexóloga.

No âmbito da minha prática, associo a psicanálise à terapia cognitivo-comportamental (TCC) para oferecer um acompanhamento eficaz.

Além disso, sou a fundadora do blog "Sabedoria Coletiva", onde compartilho reflexões e recursos sobre o bem-estar emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *